Autoestima, dá para melhorar!!

A autoestima está diretamente relacionada com o que a pessoa pensa sobre si. O indivíduo que se estima é aquele que tem sentimento de querer bem, admiração, respeito, afeto e compaixão pelo que é. Ter boa autoestima é saber reconhecer seus aspectos positivos e valorizá-los e também reconhecer seus pontos fracos e saber que pode melhorá-los ao longo do tempo.

Culturalmente, uma pessoa que se valoriza e valoriza suas capacidades e conquista é/está sendo arrogante, prepotente, audacioso e pretensioso. O ponto em que há distorção é que uma pessoa pode se valorizar, mas a forma como faz isso pode ser "negativa", por exemplo, uma pessoa que ressalta os "defeitos" de outra para se valorizar ou uma pessoa que expõe qualidades que na verdade não tem (hipervalorizarão). No entanto, a boa autoestima usada de forma adequada é um agente potencializador das capacidades e motivação para novos desafios. 

A boa autoestima da à pessoa a convicção de apesar das dificuldades de uma determinada situação/problema, saber que pode procurar meios para resolver a questão e/ou saber que pode procurar formas de adquirir mais habilidades e competências. Com isso, consegue ter perspectivas positivas de suas dificuldades e do futuro.

E quando existe o pensamento que os outros são melhores, têm mais capacidades, são mais interessantes e mais felizes? Esses pensamentos e o sentimento de inferioridade são sinais de baixa autoestima. Isso acarreta diretamente na forma como nos relacionamos com as pessoas, também no desempenho que temos no trabalho e outras atividades.

Quem tem autoestima baixa, de forma geral, se relaciona com as pessoas tentando se adaptar ao que o grupo espera dela (ou àquilo que acha que o grupo espera). Tem medo de não ser aceito se demonstrar a pessoa que é, pois se acha uma pessoa sem conteúdo e qualidades para os outros admirarem, por isso se molda para fazer parte do grupo.

É possível melhorar a autoestima! O primeiro e mais importante passo é parar de se comprar as pessoas, todos têm características, habilidades e competências que uma hora ou outra vão sobressair. Isso não significa que você não tenha conteúdo, talvez você não os reconheça.
Depois, trabalhar o perfeccionismo. Não dá para ser bom em tudo!!

A realidade é que haverá pessoas melhores e se uma pessoa conseguiu chegar "ao topo" você também conseguirá. Lembre-se sempre, somos seres em construção e por isso podemos nos melhorar a cada dia.

Procura formas de melhorar sua autoestima?

Quer ter mais informações sobre autoestima? Acesse o blog

 

Fernanda Visciani

CRP 06/117697

Localização
Rua Senador Milton Campos, 126
Santo Amaro

São Paulo - SP

 

Contato

Cel: 11 98193-8024 (WhatsApp)

E-mail: fernandavisciani.psico@gmail.com

Mapa