O caminho para relacionamentos saudáveis...

O que você espera das pessoas que estão a sua volta?

Será que essas pessoas podem lhe dar o que você deseja?

Será que há cobrança excessiva?

Relacionamo-nos com pessoas o tempo todo, conhecidos, colegas, amigos, familiares, marido, filho, etc. e frequentemente há conflitos, discussões e brigas. Por quê?

Cada pessoa nesse mundo tem um sistema de pensamentos, comportamentos e crenças diferentes um do outro. Somos tão diferentes quanto a nossa digital. Isso faz com que haja milhões de formas de resolver um único problema, milhões de formas de falar e expressar, milhões de formas de se relacionar, etc.

Porém, há uma tendência natural a acharmos que "o meu jeito de fazer é o jeito certo" e com isso queremos que todas as pessoas a nossa volta ajam da forma como nós achamos que elas devem agir. Ou nós achamos que podemos "ajudar" determinadas pessoas a mudar pensamentos e comportamentos que nós achamos inadequados. E com isso queremos dar uma solução para a vida daquela pessoa, pois se fosse do meu jeito ele(a) seria mais feliz.

Agora pense que você e todas as pessoas a sua volta agem dessa forma... O que acontece? Conflitos, discussões, brigas...

Será mesmo que existe uma única fórmula mágica para a vida?

Quando uma pessoa aprende formas diferentes de resolver seus prolemas cotidianos e sabe lidar com diversos tipos de pessoas, se torna cada vez mais reflível e com isso menos estressada e exigente. 

Poder admirar a natureza humana, a individualidade de cada um é muito rico. Quando saímos do papel de "tem que ser do meu jeito" e entramos no espaço das possibilidades podemos agregar a nossa própria personalidade características novas, novas capacidades, novos comportamentos, novos "jeitos de ser".

Claro, em relacionamentos é extremamente importante à comunicação clara, é importante falar sobre o que se espera da outra pessoa e ao longo do tempo ir fazendo acordos para que ambas as partes sintam-se satisfeitas na relação. As trocas são o que mantém a relação saudável.

Podemos falar mais, nos expressar mais e aprender com o outro características que ainda não temos em nós.

Quer melhorar seus relacionamentos?

Quer ter mais informações sobre problemas nos relacionamentos? Acesse o blog

 

Fernanda Visciani

CRP 06/117697

Localização
Rua Senador Milton Campos, 126
Santo Amaro

São Paulo - SP

 

Contato

Cel: 11 98193-8024 (WhatsApp)

E-mail: fernandavisciani.psico@gmail.com

Mapa