Vamos cuidar do nível de estresse...

Assim como a ansiedade, é natural o estresse ser sentido em determinados momentos ou situações da vida, o que faz com que seja negativo é o nível e tempo que a pessoa fica estressada.

Estresse significa experimentar, real ou fantasiosamente, situações que são percebidas como ameaçadoras ao nosso bem-estar físico ou psicológico. E por conta dessa percepção, duas pessoas podem experimentar níveis de estresse diferentes passando pela mesma situação/problema. A causa do estresse pode ser interna - como perfeccionismo e pressa - ou externa - como mudança de trabalho e morte de um ente querido.

O ritmo acelerado da sociedade de hoje cria estresse para todos nós, pois somos constantemente pressionados a realizar cada vez mais em menos tempo.

Ninguém adoece, devido ao estresse, de um dia para o outro. E o próprio corpo avisa que as coisas não vão bem, basta prestar atenção. Alguns sinais característicos são: sensação de desgaste constante, alteração de sono (muito ou pouco), tensão muscular, problemas de pele, pressão alta, mudança de apetite (muito ou pouco), alterações de humor e problemas de atenção, concentração e memória.

É possível controlar o nível de estresse sem ajuda profissional, fazendo mudanças em alguns hábitos como: dormir direito, cuidar da saúde, se alimentar de forma saudável, fazer atividades físicas, se proporcionar momentos de prazer e refletir sobre a maneira de lidar com as situações tensas e buscar mudanças. Se mesmo fazendo mudanças no cotidiano ou se a pessoa não consegue fazer essas mudanças será necessário ajuda profissional.

A psicoterapia auxilia a pessoa a identificar e procurar formas de mudar/resolver as causas de estresse que são externas, como ao invés de todos os dias “brigar” no trânsito com os motoristas que "dirigem mal", colocar uma música relaxante, se conectar com ela e focar a respiração.

Para o estresse que é desencadeado por questões internas, como ser apressado, ser perfeccionista e ter pensamentos negativos, a psicoterapia atua nos fatores que levam a pessoa a pensar e agir dessa forma e foca a ressignificação desses fatores.

Importante: não existe medicamento especifico para o estresse, mas não cuidar do nível de estresse pode acarretar em transtorno de ansiedade ou depressão.

Você vem apresentando estresse fora do normal?

Quer ter mais informações sobre estresse? Acesse o blog

 

Fernanda Visciani

CRP 06/117697

Localização
Rua Senador Milton Campos, 126
Santo Amaro

São Paulo - SP

 

Contato

Cel: 11 98193-8024 (WhatsApp)

E-mail: fernandavisciani.psico@gmail.com

Mapa
IMG_0111.JPG