O pilar da casa

Um pilar é uma estrutura de sustentação, sem essa estrutura a casa cai, literalmente.


Acontece que na vida familiar muitas vezes a mulher é colocada, e se coloca, no lugar de pilar de sustentação emocional da família. A mulher é quem faz a mediação dos problemas entre os filhos, dos problemas do pai com os filhos e, também, dos próprios problemas no relacionamento com os filhos e com o marido.


A mãe/esposa cuida de todos quando estão doentes, organiza a vida familiar com momentos de entretenimento, cuidados da saúde física e emocional e de desenvolvimento pessoal. Assim, a mulher se torna o único pilar de sustentação emocional da casa.


Mas, o que acontece quando a mulher/esposa/mãe entra no seu próprio momento de fraqueza, insegurança, medo e carência? A casa cai!! Sim, todos os demais integrantes da família ficam vulneráveis emocionalmente e começam a cobrar a figura feminina para que fique bem e volte a cuidar de tudo.


Isso, normalmente recente a mulher, pois quem cuida deseja (mesmo que seja um desejo bem escondidinho, mascaro ou engolido) ser cuidada com a mesma dedicação que cuida. Quem sustenta em algum momento precisa de sustentação, mesmo que seja momentâneo.


E, então cabe a reflexão? Por que se colocar ou se deixar ser colocada como pilar de sustentação integral. Dividir o peso é muito mais tranquilo...

17 visualizações