Depressão tem tratamento?

A depressão não afeta uma pessoa por idade, cor, crenças ou posição socioeconômica, todas as pessoas de qualquer raça, posição e cultura podem sofrer desse mal. A depressão pode ser desencadeada por uma situação/fase difícil da vida, pode estar associada a pequenos acontecimentos que se somam ao longo do tempo ou não ter um motivo explícito que explique como ela "apareceu".

A depressão tem como característica a tristeza e o abatimento, a pessoa se sente desesperançada e infeliz, têm crises frequentes de choro e pode pensar em suicídio. É comum que haja perda de satisfação e prazer com a vida, perda de interesse por atividades que antes eram prazerosas, como: estar com a família, encontrar os amigos e fazer passeios.

Uma pessoa depressiva normalmente tem pensamentos negativos sobre si e a sua vida, tem a autoestima baixa, se sente incapaz e se culpa pelos fracassos.

Faz parte do quadro depressivo sintomas físicos, como: dor de cabeça, dor no corpo, cansaço, aumento ou perda do apetite e excesso de sono ou insônia. Por isso é muito importante que uma avaliação médica seja feita.

Após a fase de avaliação médica e constatado que não há causas orgânicas que justifiquem os sintomas, existem algumas formas de tratamento para a depressão:

1. Mudanças dos hábitos, como por exemplo, praticar exercícios, alimentar-se de forma saudável e dedicar mais tempo para atividades prazerosas, como conversar com amigos e ir ao cinema, por exemplo.

2. Psicoterapia, para o tratamento da depressão é necessário focar o enfrentamento do problema atual e identificar a origem/raiz do problema, assim as mudanças são feitas em dois níveis e as chances de recaídas diminuem significativamente.

3. Em alguns casos é necessário associar os dois itens acima ao tratamento psiquiátrico, pois é importante que a pessoa tome medicamento durante o primeiro período do tratamento e aos poucos, com a orientação do psiquiatra, vai sendo feito a diminuição até retirada total do medicamento.

A psicoterapia é também extremamente importante para a prevenção da depressão, o processo de autoconhecimento somado às mudanças necessárias, aumenta a qualidade de vida da pessoa e com isso diminui as chances de "doenças mentais".

Você vem apresentando sintomas que indicam depressão?

Quer ter mais informações sobre a depressão? Acesse o blog

Fernanda Visciani

CRP 06/117697

Rua Senador Milton Campos, 126